Blog
Quero exaltar o pequeno produtor rural e meus fornecedores parceiros
O Brasil sempre teve na agricultura, no extrativismo e na pecuária suas maiores fontes de riqueza. Só que essas ocupações estão em declínio devido à mecanização, os baixos salários e a falta de oportunidades no campo. No entanto, essa atividade é fundamental para que tenhamos alimentos de qualidade. Por isso, chefs e pessoas conscientes procuram cultivar a relação com o trabalhador rural, em especial, o pequeno produtor rural que é capaz de oferecer produtos mais naturais, de boa qualidade, que chegam de maneira mais saudável ao nosso prato.
O que seríamos de nós chefs sem o fruto do ofício de um pequeno produtor rural? Falo sobre aquele que não pratica a monocultura, a fim de que a terra seja mais rica. Eu me dou maravilhosamente bem com todos os meus fornecedores. Lembro de uma, em especial, que vende pato para mim há 23 anos. Eu adoro ela. Em várias ocasiões já fui em seu socorro para ajudar a resolver problemas na administração do negócio. Também já vivenciei casos em que pequenos produtores não conseguiam vender os seus produtos e eu fui uma das primeiras empresárias a comprar das suas produções e hoje eles se tornaram grandes. Esse contato de perto é fundamental, porque cria uma relação de confiança, de encontrar bons produtos.
Eu tenho comigo uma prática: procurar comprar de quem produz perto, para usar o mínimo possível o transporte que polui o meio ambiente. Essa prática também visa valorizar e enriquecer o meu entorno. E se todos fizerem as mesmas escolhas em relação aos seus entornos, mostraremos que temos um poder de transformação enorme nas mãos. Os serviços ligados a alimento são um dos grandes empregadores do Brasil. A construção é outra. A diferença é que na construção você começa pedreiro e são estatisticamente poucos os que dão um grande salto na hierarquia.
Dentro da gastronomia, a pessoa pode começar lavando a louça e terminar dona de muitos restaurantes. Não foi isso o que aconteceu comigo? E tantos outros exemplos que vi… gente indo trabalhar com produção ou se tornando ruralista ou começando a pegar pequenos produtores para levá-los para mercados maiores. Existem muitas histórias lindas nesse meio. Meu desejo é que o trabalhador rural seja valorizado e que não falte boas oportunidades para o pequeno produtor consciente.