Blog
Sou vanguardista no ato de reciclar o lixo gerado em meus restaurantes
Reciclar: Assim como faço com as pessoas, também gosto de cuidar do planeta. Fui criada em meio à natureza, de pés no chão, com horta no quintal de casa. Quando viajo, procuro me conectar com os 4 elementos (expressão utilizada para se referir ao que seria essencial à vida humana no planeta): água, terra, fogo e ar.
Desperdício é uma palavra que não cabe muito bem no meu cotidiano. E essa atitude também é aplicada em meus negócios. Desde que o Ruella foi inaugurado, em 1996, procuro fazer a minha parte para cuidar do meio ambiente através da reciclagem do lixo gerado em meus restaurantes. Falo de uma época em que ninguém se preocupava muito com isso. Realidade que ainda está longe para muitos grandes empresários e restaurateurs do país, infelizmente.
No começo, enviava fax para os proprietários de restaurantes para tentar convencê-los a reciclar o lixo produzido em seus estabelecimentos; mas ninguém respondia. Também não havia a questão da coleta seletiva, nada. Então, eu pagava uma Kombi para ir até o Ruella retirar o lixo e levar para reciclagem
Resolvido o sistema da reciclagem, meus incentivos se voltaram para a reutilização de excedentes gerados para evitar o desperdício de alimentos. E nesse espírito, comecei a participar de ONGs e a ouvir palestras. Depois, ministrei aulas de culinária em comunidades carentes, mostrando que T-U-D-O em um alimento pode e deve ser aproveitado. O intuito é transformar e inspirar o maior número de pessoas a gerar desperdício zero. O mesmo princípio eu uso em relação a aquisição de produtos de pequenos produtores de perto do Ruella; a fim de gerar sustento local e reduzir o uso de caminhões poluentes.
Até nas decorações dos restaurantes reaproveito materiais e reciclo móveis e objetos pinçados de antiquários. É uma das maneiras que tenho para evitar gerar mais lixo no planeta. As cadeiras são diferentes, porque além de não ter dinheiro para comprar cadeiras iguais no começo do negócio, achava várias opções lindas indo para o lixo. Recolhia e reformava uma a uma com minhas próprias mãos para decorar o @bistrosruella. Ficaram lindas!
Reciclar é vida, gera vida e sustento, protege o planeta. Por isso faço questão de participar dessa causa.