Blog
Todos os dias é o Dia Mundial do Gato
Hoje a sua timeline deve estar cheia de gatinhos fofos, né? É devido ao World Cat-Day, ou Dia Mundial do Gato, criado em 2002 pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal para conscientizar a humanidade sobre a importância de ajudar e proteger os felinos, esses lindos e maravilhosos animais que sofrem devido à ignorância humana. Muita gente ainda associa o gato ao mal e segue crendices como a de que gato preto dá azar. Pelo contrário! Gato é um símbolo de proteção! Eles eram adorados pelos egípcios há 4 mil anos, ou seja, é o pet mais antigo que se tem notícias.
Eu tive a sorte de nascer em um lar de gente gateira. A vida inteira, mesmo tendo morado em vários lugares, sempre tive gatos. Todos eles resgatados em situação de risco, nunca comprados. Alguns chegaram quase morrendo, mas eu cuidei e eles ficaram comigo. Atualmente temos lá em casa a Zoëh, de 19 anos, e a Marie, de 4. Uma bem velhinha e fraquinha e a outra enorme e esperta. As duas são brancas e possuem um olho azul e o outro, verde. Parecem gêmeas com 15 anos de diferença (risos).
Quem tem um gatinho sabe como o bicho é inteligente, leal, parceiro, carinhoso e querido. Não devemos compará-los com os cachorros, porque são animais de personalidades completamente diferentes. Se você brigar com o gato, ele vai ficar um bom tempo sem olhar na sua cara para te mostrar que ele merece – e muito – respeito. Isso é sinal de inteligência, sentimento, memória.
Aos 18 anos tatuei um gato preto nas costas, que me protege, me traz sorte, tira maus-olhados, manda energias boas para mim e para os outros. O curioso é que por causa da tattoo, meus amigos e clientes sempre me presentearam com coisas relacionadas aos gatos; então, eles estão espalhados na decoração da minha casa e estiveram em todos os restaurantes. Até na logo da chef Dahoui: sou eu com asas de borboleta – porque não tenho casa, mas sim asas para voar pelo mundo – e um gato preto sentadinho ao lado, dando proteção.
Eu amo chegar em casa e ver minhas gatinhas me recebendo na porta, só para ficar comigo, brincar e dormir juntinho; isso tudo é muito bom! E se você, assim como eu, é gateira, sabe muito bem que todos os dias é o Dia Mundial do Gato.