Estou muito feliz em participar da “Churrascada” – o mais importante evento brasileiro para amantes do churrasco e um dos três mais importantes festivais de entretenimento gastronômico do mundo –, que acontece aqui em São Paulo neste sábado e domingo. Sou uma entre os 70 chefs-assadores, sendo 12 estrangeiros, que vão preparar o churrasco através de diversos métodos: como parrilla, fogo de chão e à moda do Texas; no antigo moinho da Família Matarazzo, no bairro do Brás. Vou estar lá no domingo com a minha especialidade: arroz de pato defumado lentamente direto da brasa! 

A Churrascada é produzida pela agência Haute em parceria com os especialistas em carnes Rogério Betti e Gustavo Bottino, dois amigos queridos. Um encontro voltado para a família, que vem com muitas novidades nesta 15ª edição: haverá apresentação de João Bosco (no sábado) e Michel Teló (no domingo), além de intervenções artísticas; os veganos poderão experimentar o burger feito de plantas pela Fazenda Futuro; importantes nomes da carne brasileira – Marcos Bassi, István Wessel e Sylvio Lazzarini Neto – serão homenageados.

Para aqueles que são verdadeiros aficionados pelo mundo do churrasco, assim como eu sou, essa será a oportunidade de conhecer as novas criações dos meus queridos colegas: “Assador Carrossel”, do chef Marcos Livi, e a “Churrasqueira Roda Gigante”, do chef Roberto Ravioli. E a carne do tipo wagyu A1, que será apresentada pela primeira vez em um festival gastronômico brasileiro.

Além do time de chefs nacionais, grandes nomes internacionais estão confirmados, como a lenda do churrasco americano, Wayne Mueller (do Louie Mueller BBQ de 1949), Christina Hendricks (uma das estrelas do canal Food Network), Mauro Chiaveri (que fez carreira no Franklin BBQ), Richard Turner (do Meatopia), Hattem Mattar (primeiro pitmaster do mundo árabe) e muitos outros.

Será um tempo de troca, aprendizado, reencontros e muito sabor.